Instituto Pensar - Em 10 dias, mais de 600 profissionais de educação do AM testam positivo para Covid-19

Em 10 dias, mais de 600 profissionais de educação do AM testam positivo para Covid-19

por: Nathalia Bignon


(Foto: Sinteam)

Em dez dias, mais de 600 professores da rede estadual do Amazonas testaram positivo para a Covid-19. As informações são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que iniciou processo de testagem rápida nos docentes no último dia 18 de agosto.

O número equivale a cerca de 14% dos profissionais que voltaram a atuar nas unidades desde a retomada das aulas presenciais do Ensino Médio, no dia 10 de agosto. Segundo a Secretaria de Educação do Amazonas, 4.520 docentes voltaram às atividades.

A FVS afirmou que os profissionais infectados foram afastados para cumprirem um período de isolamento de 14 dias. Ainda de acordo com os dados da Fundação, do total dos 619 resultados positivos, 476 estavam fora do período de transmissão e outros 153 tinham exposição recente ao vírus.

Leia também: Brasil passa de 4 milhões de casos confirmados da Covid-19 e se aproxima das 124 mil mortes

Ao todo, foram realizados 2.051 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em profissionais de educação. Do total, 1.432 testes deram negativo.

O estado do Amazonas, governado por Wilson Lima (PSC), foi o primeiro do país a reabrir escolas públicas a partir do dia 10 de agosto, de forma híbrida e com apenas 50% da capacidade de alunos nas salas. A capital, Manaus, também foi a primeira capital a reabrir as escolas particulares em 6 de julho.

O retorno dos estudantes do Ensino Fundamental estava previsto para o dia 24 de agosto, mas o governo recuou. Mais de 100 escolas da rede adiaram o retorno, sem data para a volta das atividades.

"A retomada ocorrerá após a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) validar os protocolos de saúde, que estão sendo implantados em todas as unidades?, afirmou secretaria em nota.

Greve da categoria

Em todo o Amazonas, até esta sexta-feira (4), mais de 122 mil pessoas haviam sido contaminadas pelo novo coronavírus, e mais de 3,8 morreram. Os números da Covid-19 ainda preocupam e, por isso, diversos protestos foram realizados por professores e estudantes pedindo a suspensão das aulas presenciais.

Na semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) anunciou greve da categoria. Na terça-feira (1º), primeiro dia da paralisação, 50% das 123 das escolas haviam aderido ao movimento, apesar das ameaças do governo do estado.

Casos da Covid-19 seguem em alta

Segundo o último levantamento realizado pelo consórcio de veículos de imprensa na manhã desta sexta, apenas os estados do Amazonas e Tocantins seguem apresentando alta no número de mortes.  É a primeira vez que apenas dois estados apresentam tendência de alta no país desde o início do acompanhamento de tendências pelo consórcio, em 9 de julho.

A FVS informou que ampliou a equipe de realização de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19, que passará a contar com mais 20 técnicos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Por meio dessa medida, espera-se chegar aos 600 atendimentos diários no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), local onde está concentrada a realização dos testes voltados aos profissionais da educação da rede estadual.

Com informações do G1 e da CUT



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: